sábado, 24 de dezembro de 2011

Atividade para o dia da Bíblia - Ensino Religioso


O Formato Primitivo da Bíblia


A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo. Assim, vemos que, a princípio, os livros sagrados não estavam reunidos uns aos outros como os temos agora em nossa Bíblia. O que tornou isso possível foi a invenção do papel no século II pelos chineses, bem como a do prelo de tipos móveis em 1450 d.C., por Gutenberg, tipógrafo alemão. Até então era tudo manuscrito pelos escribas, de modo laborioso, lento e oneroso.

Também, graças ao progresso alcançado no campo das invenções e da tecnologia, hoje podemos transportar com toda comodidade um exemplar da Bíblia, coisa impossível nos tempos primitivos. Ainda hoje, devido aos ritos tradicionais, os rolos sagrados das escrituras hebraicas continuam em uso na sinagoga judaicas.



O Vocábulo Bíblia


O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas Escrituras. Consta apenas da capa, mas não no texto do volume. Donde, pois, nos vem este vocábulo? Vem do grego, a língua original do Novo Testamento.

A palavra grega  Bíblia, no plural, deriva do grego bíblos ou bíblion que significa rolo ou livro. Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando livros. No latim medieval, é usado como uma palavra singular uma coleção de livros ou “a Bíblia” (fonte: www.google.com.br).

Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado de biblion, e vários destes era uma bíblia. Portanto, literalmente, a palavra bíblia, quer dizer coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblios deu origem a livro, como se vê em biblioteca, bibliografia, bibliófilo, etc. É consenso geral entre os doutos no assunto que o nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no século IV da nossa era.

Com Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é “A Revelação de Deus à Humanidade”.  


EXERCÍCIO DO TEXTO

Associe a coluna “A” de acordo com a coluna “B”

                    COLUNA “A”                                              COLUNA “B”
        A Bíblia é um livro

                          A.     grego.
        Os livros antigos eram feitos de   

                         B.     Pergaminho
        Consistia em peles principalmente de carneiro ou ovelha submetidas a um banho de cal e depois raspadas e polidas com pedra-pomes

                       C.     espada de dois           gumes...”
        Escrita original, forma de rolo:

                         D.     a Bíblia.
        O vocábulo Bíblia vem do 

                         E.      antigo.
        Como livro divino, a definição
canônica da Bíblia é:

                        F.      “a revelação de Deus à humanidade”.
        “...a palavra de Deus é viva, e eficaz e mais cortante do que qualquer

                        G.     papiro ou pergaminho.


* Escreve ou represente através de desenho uma história bíblica:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...